sexta-feira, 9 de outubro de 2009

Pedra Viva


Estimados Irmãos,
Em com enorme satisfação que damos a conhecer o nosso grupo de Renovamento Carismático Católico (RCC) - "Pedra Viva" - à comunidade em geral.

Quem pretender pode sempre juntar-se ao nosso grupo, bastará aparecer no horário supra indicado.
O QUE É O RENOVAMENTO CARISMÁTICO CATÓLICO?
É uma corrente de graça que nos leva a viver em conversão e entrega constante a Deus, numa docilidade crescente ao Espírito Santo. É também um encontro mais profundo com os irmãos, tornando realidade a formação de um só corpo em Cristo.
É uma acção do Espírito Santo (Paulo VI) que vivifica, fortalece e constrói a Igreja.
O RCC existe para fazer acontecer a ressurreição interior das pessoas, de modo que passem a viver a vida cristã, em profundidade. na unção do Espírito Santo e no poder da sua graça. Viver uma relação profunda com o Pai, com Jesus Ressuscitado, com Espírito Santo e com Maria, em amor e comunhão com todos os irmãos.

O RCC é uma espiritualidade, cuja finalidade consiste numa vida cristã renovada a todos os níveis, de acordo com o Evangelho de Jesus Cristo. Conscientes de que é Espírito Santo que nos move, nos transforma, nos santifica, nos fortalece, nos cura e nos liberta.

A NOSSA HISTÓRIA

Em 1999 um membro da Paróquia começou a frequentar as Assembleias de Oração do Renovamento, todas as terças-feiras à noite, no salão das Missionárias do Espírito Santo, em Lisboa.
Durante a Quaresma do ano 2000, com muita gente das várias paróquias da grande Lisboa participou no Seminário de Vida Nova no Espírito, na Igreja do Menino-Deus e também num retiro de fim-de-semana na casa de Retiros do Bom Pastor (Buraca, Lisboa) onde recebeu a Efusão do Espírito Santo, que transformou a sua vida.

Passou a levar vários elementos da Paróquia às Assembleias de Oração das terças-feiras em Lisboa. Todas vinham encantadas e com um profundo sentimento de paz, fruto do encontro pessoal com Jesus que aí se operava.

No ano 2001, após meses de caminhada no renovamento, quatro paroquianos quiseram fazer o Seminário durante oito Domingos em Lisboa e no fim do retiro receberam a Efusão do Espírito Santo: Maria de Jesus, Lurdinhas, Fernanda Maias e Carmina.

A pedido do Sr. Padre Sezinando e de algumas irmãs que já tinham a Efusão, formou-se o nosso grupo de Oração Carismática na nossa Paróquia: o grupo "Pedra Viva". Entre outros irmãos, alguns vindos doutras paróquias, estiveram presentes: Arnalda e Maria de Jesus. Tivemos muita ajuda, durante meses, do Márcio (brasileiro), da Luísa Santos e da Rosa (Cruz de Pau).

Sem intenção, penso que por inspiração do Espírito Santo, que se manifesta nos pequenos (assim como nos grandes) acontecimentos, encontrámos o nome para o nosso grupo.
Levei uma pedra (que conservamos como relíquia) para ajudar a fixar uma estampa de Nossa Senhora na salinha onde então nos reuníamos para a oração, por sermos poucos. A Maria de Jesus exclamou "espontaneamente": já temos um nome para o nosso grupo: "Pedra Viva", todos aceitámos. Foi no dia 25 de Outubro de 2001…

Entretanto, a Equipa de Serviço Diocesana, que desconhecíamos, teve conhecimento da existência do pequeno grupo. Veio visitar-nos e rezar connosco, nessa quinta-feira do ano 2002. Convidou-nos a participar na Assembleia Diocesana desse mesmo ano, em Setúbal e aconselhou-nos a formar um núcleo de servidores, o que se concretizou em Maio de 2002.

Continuou a frequência das Assembleias de Oração em Lisboa. Outros paroquianos foram convidados a juntarem-se ao pequeno grupo dos cinco. Em 2002 mais três receberam a Efusão do Espírito Santo em Lisboa: Pereira, Deolinda e Fernanda Breia (Tita) que se mudou para Lisboa, mais tarde.
Ainda em 2002 participamos, pela primeira vez, na Assembleia Diocesana que terminou, como sempre, com a Eucaristia presidida pelo Senhor Bispo D. Gilberto. No fim, ao entregar uma lembrança a cada grupo, entregou-­me uma bengala e pediu-me: "Não deixe o grupo abortar".

Nesse mesmo ano fomos ao Retiro em Palmela mas, nenhum irmão do nosso grupo de Oração recebeu a Efusão porque, como já dissemos atrás, três irmãos já tinham recebido meses antes na Casa de Retiro do Bom Pastor, em Lisboa (Buraca) durante a Quaresma de 2002.

Ao longo do ano 2003 o grupo foi crescendo devagar e mais três irmãos receberam a Efusão no Retiro de fim-de-semana realizado na Casa de Oração de Santa Rafaela em Palmela: Elvira, Maria Antónia e Odete. Esta última, tempos depois, foi viver para Setúbal. O Seminário de Vida Nova no Espírito foi feito às segundas-feiras com o grupo da Igreja de Amora/Cruz de Pau.

No ano de 2004, com a permissão do Sr. Padre Miguel, o grupo começou a realizar o Seminário na Paróquia, na Igreja de Nossa Senhora da Esperança onde se reúne habitualmente, com paroquianos das três comunidades. No Domingo de Pentecostes mais dois elementos receberam a Efusão do Espírito Santo em Palmela: Arlete e Clotilde.

No ano 2005 a Natália recebeu a Efusão do Espírito Santo. Outros irmãos que foram convidados preferiram esperar mais algum tempo. Entretanto recebemos no grupo um casal. O Silvino e a Catarina, residentes no concelho de Palmela (perto da Makro) que tinham recebido a Efusão em Lisboa.

Após várias insistências da Equipa de Serviço Diocesana falámos com o Sr. Padre Miguel e foi feita a apresentação do grupo à Comunidade no dia 29 de Maio de 2005, ficando assim reconhecido, oficialmente, na Diocese. O almoço, após a Eucaristia, foi na Escola Básica do 1.º Ciclo, n.º 3 na Quinta do Conde.
No ano 2006 receberam a Efusão a Ana Maria (que vive na Moita e pertence ao nosso grupo) e a Elisabete. Outras irmãs convidadas pediram mais tempo de caminhada no grupo.

A primeira festa de Aniversário foi feita em Acção de Graças na tarde do dia 28 de Maio de 2006, na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Esperança. Após o louvor, o ensinamento e a Eucaristia, tivemos o lanche de confraternização, com a presença de muitos grupos, no salão anexo. Foi o nosso 5.º aniversário após a formação do grupo.

No ano de 2007 receberam a Efusão a Geni e a Joana. Nesse mesmo ano ficámos sem a Catarina e o Silvino que mudaram de residência. Estão no grupo “lmaculada Conceição”.

Não fizemos a festa do 6.º aniversário. O dia agendado, 27 de Maio de 2007, coincidiu com a festa de Pentecostes e Efusão do Espírito Santo em Palmela. Quando nos apercebemos disso mudámos para o Domingo seguinte, 3 de Junho de 2007, também não foi possível porque a nível diocesano houve Evangelização de rua em Sesimbra e a Festa da Sagrada Escritura no Castelo. Entretanto, terminou o ano pastoral.

No ano 2008 receberam a Efusão a Maria Inácia, a Maria do Rosário e a Emília Maria.
Agendamos a Festa do 7.º aniversário para dia 26 de Outubro, a conselho do Coordenador da Equipa de Serviço Diocesana desde 2 de Março de 2008, porque o nosso Bispo agendou a Peregrinação Diocesana a Fátima para esse dia e mudamos novamente a data.

No ano de 2009 receberam a efusão a Isilda e a Lúcia.

No ano de 2010 receberam a efusão os irmãos Adailton Pereira e Pedro Nobre.

No ano de 2011 recebeu a efusão a irmã Lucília.

No ano de 2012 receberam a efusão as irmãs Balbina, Manuela e Cipriana.

A nossa reunião de oração está aberta a todos os paroquianos, e acolhemos com muita amizade quem quiser juntar-se a nós, todas as quintas-feiras às 21horas na Igreja Paroquial de Nossa Senhora da Esperança, na Quinta do Conde 1.

1 comentário:

  1. MUITO OBRIGADA SENHOR.

    MUITO OBRIGADA MEU DEUS,POR TANTAS BENÇÃO RECEBIDAS, MÃE AMADA, DAI-NOS A VIRTUDE DE SERVIR SEMPRE, COM AMOR E SIMPLICIDADE DAI-NOS UM CORAÇÃO HUMILDE E ACOLHEDOR.
    APRESENTAMOS NO ALTAR DO SENHOR,TUDO O QUE SOMOS E TEMOS TODA A MINHA FÁMILIA,NOSSO TRABALHO,LÁGRIMAS,SOFRIMENTOS E ALEGRIAS,PAI AMADO PREFIRO A TUDO A PERDER DO QUE PERDER A MINHA FÉ Ó JESUS CRISTO,VÓS SOIS ADORADO NO CÉU E NA TERRA, EM TODO O TEMPO E TODA HORA, SOIS A PACIÊNCIA, A COMPAIXÃO E A PRÓPRIA MISERICÓRDIA SENHOR VISITAI NESTE MOMENTO A CADA UM DE MEUS FAMILIARES E SUAS NECESSIDADES. AMAI OS JUSTOS.
    TENDES PIEDADES DOS PECADORES, LHES PROMETEIS OS BENS FUTUROS.ACOLHEI MINHAS ORAÇÕES DESTE DIA E CONFORMAI NOSSA VIDA Á VOSSA VONTADE. SANTIFICAI NOSSAS ALMAS E NOSSOS CORPOS,PURIFICAI NOSSOS PENSAMENTOS E TORNAI-OS VIRTUOSOS SOBRE A PROVAÇÃO E SOBRE A TRISTEZA PROTEGEI- NOS, NA UNIDADE DA FÉ DE VOSSA GLORIA.SENHOR JESUS.
    RECORRO AVÓS ,NESTE MOMENTO PARA PEDIR BÊNÇÃOS PARA MINHA VIDA, POR TODOS MEUS FAMILIARES PÂMELA, PÁBITA, CARLOS ,ÂNGELA,FLÁVIO,F CORREA ,SILVA, FREITAS ,PASSOS, JESUS, SOUSA, RIBEIRO, AMARAL, FLORENTINO, POR TODOS GRUPOS DE ORAÇÃO DO MUNDO INTEIRO PELAS ALMAS DO PUGATORIO PELO CUMPRIMENTO DAS PROFECIAS DE NOSSA SENHORA. .
    PARA QUE NOSSA SENHORA CONDUZA O BRASIL PELAS VIAS DA FIDELIDADE AOS PRINCIPIOS IIMUTÁVEIS DA DOUTRINA DA SANTA IGREJA. NS PROTEJA A JUVENTUDE E ASCRIANÇAS DO MUNDO INTEIRO CONTRA AS GARRAS DAS DROGAS, DA IMORALIDADES E DO ATEÍSMO PEÇO VOS POR TODOS RELIGIOSOS DO MUNDO INTEIRO OBRIGADA SENHOR, POR CRER EM TI . POR AMAR TUA IGREJA.

    ResponderEliminar